Exposição imersiva de Tutankamon une história e tecnologia para entreter o público da geração internet
O Brasil está recebendo diversas exposições internacionais de arte e cultura, sempre imersivas e repletas de novidades para atrair a atenção da geração da internet. Hoje, com a rápida disseminação da informação visual, é desafiador capturar a atenção do público, especialmente dos mais jovens. Entretanto, a exposição “Tutankamon”, que traz a história do icônico faraó egípcio, chega ao país até 16 de junho no shopping Cidade de São Paulo.
A experiência imersiva em 4K é uma colaboração entre empresas estrangeiras como Layers Of Reality, Som Produce e Stardust International, trazida ao Brasil pela Apple Produções e Bem Comunicação Integrada. Uma surpresa notável é o próprio shopping Cidade de São Paulo, que, apesar de sua aparente pequena dimensão, revela uma vasta área dedicada a eventos ao passar por todo o percurso de sete salas.
Ao adentrar a exposição, somos guiados por informações textuais apresentadas em painéis, e avisados de que uma historiadora está disponível no local para esclarecer dúvidas, caso necessário. Quadros digitais fornecem uma narrativa completa da formação do Egito, sua unificação, os faraós e o processo de mumificação, incluindo o laudo da morte de Tutankamon, que sucumbiu a uma lesão na perna combinada com uma doença degenerativa dos ossos, além de ter contraído malária. Um cuidado especial é dedicado às réplicas da icônica máscara mortuária de ouro, cujo original está no Museu do Cairo, Egito. Além das réplicas de outras estátuas, há uma simulação do processo de mumificação e enterro dos mortos importantes da época.
Como em todo evento imersivo, há uma sala de projeção onde todas as paredes e o chão são telas em que uma animação em 3D conta a história da dinastia do famoso rei, até os momentos das escavações no vale dos reis. O visual é incrível, e o som ainda mais empolgante, proporcionando momentos que parecem saídos de um parque da Universal Studios, com objetos saltando aos olhos sem a necessidade de óculos, pelo menos até o momento.
Após a apresentação e ao sair pela porta de saída, há mais duas salas que se revelam como a grande surpresa do passeio. Ao sermos direcionados para uma sala com cadeiras e óculos, aparentemente da Oculus VR, sentamo-nos em cadeiras com movimento de 360 graus e fones de ouvido, onde o espírito de Tutankamon nos leva para o mundo dos mortos egípcios, passando pelo processo imaginado pela maioria do povo politeísta no pós-morte: ascensão, passagem, ida ao inferno, julgamento e subida ao encontro dos entes. A animação é resultado da colaboração de empresas europeias e mostra o potencial que a realidade virtual terá na forma de entreter e educar a nova geração.
Além dessa experiência de realidade virtual, o público ainda tem acesso a outra sala, desta vez construída no chamado Metaverso, muito falado e pouco conhecido, e essa surpreende ainda mais. A sala é aberta e, ao colocarmos os óculos, é possível caminhar por todo o local e interagir com as mãos no vale dos reis, nas tumbas e até nos céus. É nesse momento que percebemos e imaginamos o quanto essas tecnologias de realidade aumentada, e futuramente de holografia, impactarão nosso cotidiano. Fascinante!
A exposição de Tutankamon continua até dia 16 de junho e está localizada no shopping Cidade de São Paulo. Cada minuto gasto nessa experiência vale a pena.
Informações:
Tutankamon
Average Rating