Casa Vogue mostra a revolução feita por Dado Castello Branco para acomodar obras de arte, design, família e amigos em seu lar

Compartilhe
Read Time:3 Minute, 21 Second

Para oferecer fluidez e espaços para serem compartilhados, o arquiteto mudou o apartamento todo, mantendo intacta apenas a paisagem do terraço, e investiu em iluminação para dar destaque às obras e criar ambientes confortáveis para as pessoas

 

A seção Universo Casa Vogue, da edição de abril da revista Casa Vogue, traz o apartamento do arquiteto Dado Castello Branco, na Vila Nova Conceição, em São Paulo.
Na reforma empreendida, ele revolucionou os ambientes, dando aos 512 m² uma configuração totalmente nova para acomodar sua coleção de arte e peças de design com a família e os amigos. conferir tudo, disponível nas melhores bancas do país e também em versão digital.

A planta deveria oferecer conforto, fluidez e espaços para serem compartilhados e por isso, depois de terminada a obra orquestrada por Dado, restou intacta apenas a paisagem que se descortina do terraço.

“Usamos travertino no piso, mármore Paraná no aparador da sala de jantar, cabreúva como madeira principal e tecidos de tons neutros. As obras de arte são coloridas e diversas. Por isso fazia sentido pensar nessa composição equilibrada, que não disputasse atenção com elas”, descreve o arquiteto sobre os cenários protagonizados por criações fortes de diferentes artistas.

Por ser o ponto de partida da reforma, a coleção de arte foi determinante para as escolhas. Afinal, cada obra carrega capítulos notórios da história da arte brasileira, assim como o olhar apurado de quem habita os espaços. “Precisávamos pensar em paredes adequadas para o acervo, que influenciou também o trabalho de marcenaria e o layout geral, já que tínhamos peças de piso no projeto”, relembra – caso da escultura de Frans Krajcberg que ocupa lugar de destaque no living.

Além dele, o cuidado com Alfredo Volpi, Vik Muniz, Tarsila do Amaral e Abraham Palatnik se estendeu, naturalmente, à iluminação, concebida em conjunto com Maneco Quinderé, lighting designer que assina de cenografias a propostas arquitetônicas há quase 40 anos.

“No terraço criamos uma luz mais aconchegante e intimista, que ainda assim valoriza as obras de arte”, pontua Dado. Trata-se de uma família que se cerca de amigos, e recebê-los bem, com a iluminação correta e estofados generosos, era uma das premissas do projeto.

Entre ícones do design brasileiro, de Jorge Zalszupin a Zanine Caldas, o aqruiteto também deixou o seu traçado na mesa de escritório desenvolvida para a Etel, posicionada no terraço. O local é uma atração à parte, reunindo diferentes usos. “Além de lounge e bar, pensamos em um lugar onde o morador pudesse trabalhar aproveitando a vista com luz natural.”

Toda a área social foi unificada. Assim, jantar, living e terraço não possuem barreiras. Para isso, o caixilho da janela foi retirado e o piso, nivelado. “O resultado é um local interessante de convivência”, declara Dado, que vislumbrou ali o tipo de cenário que lhe proporciona prazer em projetar. “Gosto de desenhar livings aconchegantes em que as pessoas sintam vontade de passar o tempo. Criamos espaços de estar e de ficar.”

Todo o apartamento é um lugar também de contemplação das obras que a família tem adquirido. E, se a iluminação foi planejada com tanto apuro para valorizá-las, a forma de expor a coleção não ficou atrás. Há o Kracjberg imponente na entrada, e uma peça elevada a status de arte: o cavalete de concreto, madeira e vidro criado por Lina Bo Bardi, em 1968, para exibir o acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

Um olhar para os outros cômodos revela a atenção aos detalhes e ao mix preciso de revestimentos, como na suíte principal, em que o mármore Carrara marca presença junto do freijó natural. O conceito de arte, por ali, se impõe.

Confira o conteúdo completo da reportagem na edição de Casa Vogue de abril, disponível em versão digital e nas melhores bancas do país. Dá só uma olhada no estilo incrível da arquitetura desse lugar! Fala sério, tá um arraso! E pra quem curte moda, a Casa Vogue de abril tá com um conteúdo maravilhoso sobre fashion. Corre lá pra

 

About Post Author

Mendes Jr

Formado em design, amante de rock and heavy music, ávido consumidor de quadrinhos e cinéfilo.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post HARRY POTTER™: THE EXHIBITION inicia venda de ingressos a partir de 50 reais
Next post X-Men ganha capa comemorativa de 60 anos