Fã brasileiro gasta R$ 200 por mês com ídolos e marcas, mostra pesquisa inédita. Valor representa cinco vezes o gasto médio da população com cultura
38% dos brasileiros se enxergam como fãs. Levantamento da Monks e da floatvibes ouviu mais de 600 pessoas para entender o funcionamento de comunidades de fãs
São Paulo, outubro de 2024 – O brasileiro é um fã dedicado. E põe a mão no bolso para provar o sentimento que tem por um ídolo ou uma marca. A cada mês, um fã nacional gasta quase R$ 200 para alimentar a relação que tem com seus ídolos. O número representa cinco vezes o gasto médio mensal dos brasileiros com cultura, que fica em R$ 40, segundo o IBGE. Os dados sobre o universo dos fandoms – comunidades de fãs com culturas e comportamentos coletivos próprios, complexos e multidimensionais – estão em uma pesquisa inédita feita pela Monks – marca operacional do grupo internacional de comunicação S4 Capital – em parceria com o instituto de estudos culturais e comportamentais floatvibes.
A pesquisa A Era dos Fandoms entrevistou 622 pessoas no Brasil sobre suas relações com os fandoms e produziu números que permitem uma compreensão mais ampla desses universos. Ao adentrar no mundo dos fandoms, o levantamento busca ajudar as empresas a entenderem melhor os potenciais positivos – e negativos – que essas comunidades trazem.
“A pesquisa mais profunda feita no país sobre fandoms desmistifica os fãs e mostra como o novo padrão de comportamento deles, impulsionado pelas redes sociais, representa grandes oportunidades para as marcas, com um público que combina consumo e devoção”, diz Marina Pires, managing director da Monks Brasil. “Na era dos fandoms em que vivemos, as marcas precisam ter estratégias para como interagir com essas comunidades”.
Os fandoms são, em boa medida, norteados para e pelo consumo. Os próprios números da pesquisa reforçam isso: 53% dos entrevistados entendem que o consumo é fundamental na manutenção da dedicação como fã.
“As lógicas e mecânicas dos fandoms forjaram a internet que a gente conhece hoje, o que faz com que eles tenham um impacto enorme na forma como todos nós nos identificamos, nos relacionamos e consumimos. Nesse sentido, toda marca precisa de uma estratégia de fandoms, seja por engajamento ou pelas tantas oportunidades de criar junto com os fãs.”- André Alves, psicanalista, pesquisador e co-fundador da floatvibes.
A pesquisa entra no detalhe de como os fandoms muitas vezes funcionam quase como religiões, com comportamentos próximos de seitas – o que implica diferentes recomendações para marcas que querem se conectar com esse público. Além de exigentes, os fãs podem também se mobilizar negativamente, como mostra o levantamento: 64% acham que o ódio de um fã pode ser tão potente quanto seu amor. Sem uma estratégia certeira, os fãs rapidamente podem se transformar em haters, causando potenciais danos às marcas.
A pesquisa também se aprofunda especificamente nos hábitos dos fãs nacionais, e revela que 38% dos brasileiros se enxergam como fãs. Além disso, 71% dos entrevistados entendem os fãs no Brasil como os mais dedicados da internet. Esse engajamento leva muitas pessoas a se sujeitar frequentemente a fatores como filas longas, preços exorbitantes, noites acampadas em frente a estádios e cancelamentos em cima da hora.
“O fã brasileiro está acostumado com o perrengue, o que nos revela duas coisas. A primeira é que as pessoas estão dispostas a ir muito longe para demonstrar sua paixão. A segunda é que há uma oportunidade para as marcas conquistarem esse público com gestos de minimização do perrengue”, diz Fabiano Carvalho, diretor de Pesquisa Cultural & Insights da Monks. De acordo com a pesquisa, 64% dos fãs brasileiros acham que as marcas deveriam promover uma experiência livre de perrengues.
Segundo o levantamento, há quatro principais eixos de mobilização de fãs: esporte, música, audiovisual (filmes e séries) e games. Outros números que se destacam sobre os fãs brasileiros são:
- 30% dos fãs compram produtos oficiais de edição limitada pelo menos 1 vez por ano
- 37% acham que a dedicação do fã pode ser medida por quanto dinheiro gasta no objeto/ídolo
- 35% dos fãs brasileiros entrevistados dizem que as comunidades de fãs são quase como religiões
- 52% acham que o conteúdo feito por fãs é tão ou mais interessante que o oficial
- 43% dos entrevistados gostam de consumir produtos e conteúdos feitos por outros fãs
- 56% dos entrevistados acham que as marcas deveriam se preocupar em oferecer algo inédito para os fãs
- 36% dos entrevistados acham que marcas deveriam focar em detalhes que só os fãs reconhecem
- 55% dos entrevistados afirmam que a maior motivação para consumir conteúdos e produtos ligados a seus ídolos é a felicidade de viver experiências relacionadas a eles
O acesso a uma prévia da pesquisa está disponível no site https://hello.monks.com/pesquisa-era-dos-fandoms. O levantamento completo poderá ser adquirido por empresas, que também poderão participar de sprints criativos da Monks, nos quais especialistas indicarão oportunidades a serem destravadas dentro do universo dos fandoms.
Sobre a Monks
Monks é a marca operacional global, data-driven e nativa digital da S4 Capital plc. Em todo o mundo, a empresa concentra mais de 7,550 mil profissionais, sendo 1,4 mil no Brasil, sempre orientados a soluções digital-first. A companhia oferece um portfólio completo de soluções criativas, de conteúdo, mídia, redes sociais e baseadas em dados, aproveitando capabilities da Monks em contar histórias, engajamento de público e marketing de performance para fornecer resultados que ressoam com os consumidores e impulsionam resultado. Entre seus clientes no Brasil figuram Netflix, Magazine Luiza, Google, Vans, Pringles e Domino’s.
Sobre floatvibes
floatvibes é um instituto de estudos culturais e pesquisa comportamental fundado por dois psicanalistas, pesquisadores e escritores: André Alves e Lucas Liedke. A float investiga temas como saúde mental, trabalho, consumo, relacionamento, sexualidade, entretenimento, bem-estar, mídias sociais, entre outros. André e Lucas apresentam o podcast Vibes em Análise e, em 2023, publicaram o livro “Vibes em Análise: Psicanálise para escutar as vibrações da cultura contemporânea”.
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